Como Funciona e Suas Características

O Wing Chun é uma das poucas artes marciais que prepara o praticante para o combate total[carece de fontes?], ou seja, contra todo tipo de ataque (chutes, socos, cotolevaldas, joelhadas, agarramentos, derrubadas, torções, luta no chão, defesa contra vários agressores e armas). Isso significa que há treinamento nas 5 distâncias de combate.
• Simplicidade: é um sistema simples e direto. São descartados os malabarismos, floreios, as posições complicadas ou técnicas exuberantes. Por não ser baseado em força física permite que uma pessoa fisicamente mais fraca possa se defender de um agressor maior.
• Economia de movimentos: A melhor defesa pessoal é aquela que pode repelir o maior número de ataques com a menor quantidade de movimentos! WT foi concebido de tal modo que se pode administrar um combate com poucos movimentos.
• Movimentos simultâneos: Diferente de outros sistemas que usam o método de defesa e depois contra-ataque, nós executamos defesa e contraataque juntos, dificultado uma resposta do agressor.
• Treino de reflexos: Os movimentos de defesa do WT derivam principalmente dos reflexos táteis. Dessa forma, WT é menos suscetível às "fintas", pois a reação não depende exclusivamente da visão. Aprendemos a sentir quando o agressor faz uso de força pegamos emprestada essa força e a devolvemos na forma de ataque.
• Quatro Princípios: Um dos principais objetivos do WT é fazer com que o praticante possa reagir de forma automática baseado nos quatro princípios:
o 1º - se o caminho está livre, SIGA EM FRENTE;
o 2º - se o caminho está ocupado, MANTENHA-SE COLADO;
o 3º - se o adversário faz força, DEIXE-O PASSAR;
o 4º - se o adversário retrocede, SIGA-O MANTENDO-SE COLADO.
• Quatro Usos da Força:
o 1º - liberte-se da sua própria força;
o 2º - liberte-se da força do oponente;
o 3º - use a força do oponente contra ele;
o 4º - some a sua força à força do oponente.