Método Exclusivo

Devido ao método de ensino diferencializado de Yip Man, algumas linhagens desenvolveram métodos de treinamento ímpar, encontrados somente em suas linhagens, abaixo algumas delas:
Duncan Leung
Articulações: Utilização das articulações dos ombros e quadril para o aumento da explosão nos encaixes das técnicas de luta;
Equipamentos: Equipamentos para o desenvolvimento do encaixe do quadril, e equipamentos para o desenvolvimento de chutes na canela, chutes barreira, chutes frontais e laterais na altura da cintura. Todos com o encaixe do quadril e da base, que ampliam a potencia do golpe;
Sparring: Treinamento para simulação de combate real. Utiliza-se equipamentos de proteção para este tipo de treinamento (mascaras, luvas, caneleiras, etc) onde o "Sparring" simula técnicas de ataque de outras Artes Marciais.
[Leung Ting
Lat-Sao: A meta do Lat-Sao é desenvolver a capacidade combativa. No treino de Lat-Sao (que pode ser traduzido como "combate livre") o estudante aprende a se confrontar com uma situação de combate sem temor. Ele pode verificar o seu nível de desempenho sem medo de ferir o seu colega de treino, o que faz do Lat-Sao uma das mais significativas e motivastes partes do treino de WT. "WT não só é uma arte marcial inteligente, também é um modo inteligente de aprender"
BlitzDefence: Este método proporciona uma estratégia para identificar e resolver situações de perigo. São usadas táticas de resolução de conflitos a fim de evitar o confronto físico. Somente quando o agressor não é dissuadido, as técnicas de luta são empregadas para colocá-lo fora de ação. O treinamento abrange todos os elementos de uma situação real: a atitude mental - a linguagem corporal - a retórica - a psicologia do conflito - o domínio das distâncias (chute-soco cotovelo e joelho- antiagarrameto e anti-luta no chão). Diferentemente das lutas esportivas, não são usadas regras limitadoras que diminuem a eficiência. O que em uma luta esportiva é uma falta ou é proibido, numa agressão real pode salvar sua vida.
O treinamento acontece num clima amigável e sem medo.
GM Garrett Gee
Hung Fa Yi Wing Chun
Tradicionalmente, o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen foi inicialmente ensinado aos membros familiares e/ou a discípulos “indoor” (não públicos). Até a instrução de Garrett Gee por Dr. Wong Ming, o Hung Fa Yi nunca havia sido ensinado fora da família. Para preservar sua arte e a honra por sua linhagem de Kung Fu, Sifu Gee decidiu passar seus conhecimentos para alunos que demonstraram ter sincero interesse neste sistema de Wing Chun - atualmente ele é o sucessor de 8ª geração do Hung Fa Yi Wing Chun. Sua decisão em abrir o sistema mostra pela primeira vez, em 330 anos de história, que o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen está sendo ensinado fora da China para o público em geral.
Com 5 anos de idade, Grão Mestre Gee iniciou seu treinamento em artes marciais sob a tutela de seu pai. Possuindo mestres de vários estilos de Kung Fu em sua genealogia familiar, Grão Mestre Garrett Gee demostrou ter afinidade e habilidade natural pela cutelaria e é considerado um expert esgrimista. Ele e seu irmão são os herdeiros do conhecimento acumulado de Grão Mestre Peter Kim Ho Chu - conseqüentemente Grão Mestre Gee é um exímio praticante e instrutor de estilos de armas do Kungfu tradicional. Aos 13 anos de idade, Grão Mestre Gee impressionou Dr. Wang Ming enquanto ele fazia sua pratica diária numa praça.
Sifu Gee se tornou discípulo do Dr. Wang, sendo o último o quarto a receber treinamento integral no Hung Fa Yi Wing Chun Kuen. Grão Mestre Gee tem lecionado desde sua mudança para os EUA em 1975 com a idade de 18. Em 2001 ele foi eleito o “Artista Marcial do Ano” pela revista Action Magazine. Em outubro de 2003, Grão Mestre Gee publicou um dos livros de artes marciais mais vendidos, o livro “Mastering Kung Fu: Shaolin Wing Chun”. Com o sucesso de seu primeiro livro e depois de muitos pedidos Grão Mestre Gee esta considerando escrever um outro livro sobre o Hung Fa Yi Wing Chun no qual irá apresentar mais informações para o público.
Sifu Garrett Gee vem de uma família de renomados líderes intelectuais, diplomatas, excelentes artistas marciais e pessoas ligadas a assuntos militares. Datando 33 gerações atrás na linha ancestral direta de Garrett Gee está Zhu Xi. De acordo com registros escritos da árvore familiar do Sifu Gee, Zhu Xi casou-se com a filha do senhor Lau Chi-Chung e teve três filhos dos quais o segundo está relacionado com Sifu Gee. Zhu Xi, foi um dos mais proeminentes filósofos de toda a história da China e foi nomeado a 45ª pessoa mais importante do último milênio pela revista Life Magazine.
Zhu Xi desenvolveu um importante papel na revivificação do Confucionismo através do estabelecimento de avançadas instituições acadêmicas, sendo ativo no contato público com os sábios contemporâneos, publicando em torno de 100 livros e instruções aos seus discíplos pessoais, tentdo alcançado grande aceitação pelo público. Além dos sábios comentários sobre o Confucionismo, Zhu Xi influenciou profundamente o desenvolvimento filosófico através de gerações a partir de suas exposições do pensamento lógico e racional científico. Um decreto Imperial de 1251, décadas depois de morte do Zhu Xi, designou vários de seus comentários publicados como leitura necessária para todos estudantes de política. Durante a Dinastia de Ming, Zhu Xi foi oficialmente elevado à estatura de Confúcio e seu nascimento era celebrado duas vezes por ano. Mesmo as mais refinadas e antigas academias de estudo erudito em países Asiáticos adjacentes, tal como a Coréia, Japão, Vietnam e outros países do sul asiáticos ainda focalizam seus currículos ao redor dos escritos e filosofias de Zhu Xi.
Em época recente, o avô de Sifu Garrett Gee, Chu Jun-Bak foi um renomado líder militar que serviu como comandante instrutor da Escola Militar Wong Bo, a principal academia militar na China. Podemos comparar a proeminência da Escola Militar Wong Bo com o status de West Point nos EUA. Chu Jun-Bak compartilhou liderança na Escola Militar Wong Bo com Chiang Kai Shek no início dos anos 40. Depois, Chu Jun-Bak mudou-se para Fatshan onde sua perspicácia militar e política o permitiu servir como Chefe de polícia e posteriormente como delegado principal em Fatshan. Sua influência política foi cortada pela ascensão de Mao Tse-Tung e o controle comunista da China.